Sabes aquela almoçarada que estava de bradar aos céus, que comeste com tanta gula que a roupa não resistiu a umas nódoas?
Não? Nunca comeste assim? huuummmm não sabes o que estás a perder!
Se no fim és tu quem vai ter que lidar com as nódoas, nada como saber a melhor maneira de eliminar cada uma delas.
Aqui encontras algumas dicas para lidar com essa tarefa da forma menos complicada, optimizando o sucesso da lavagem e reduzindo tempo e recursos para o fazer.
GORDURA
Sempre que possível, uma boa forma de evitar que a nódoa se fixe no tecido é no momento em que esta acontece colocar de imediato algum tipo de pó sobre a mesma. (pó de talco, farinha, etc) Este vai absorver a gordura evitando que esta se entranhe tanto no tecido.
Na altura da lavagem podes lavar primeiro a área afetada com um pouco de água quente e sabão em barra ou detergente da louça. Estes têm um excelente poder desengordurante.
VINHO TINTO
Quem diria que o antídoto para o vinho tinto, é o vinho branco.
Sugestão: Primeiro serve-te de uma taça bem fresquinho, e desfruta do momento…Txim txim! 😉
Depois então inicia a remoção da nódoa regando-a com um pouco de vinho branco. 🙂
Aguarda um pouco e já está!
SANGUE
O sangue tem tendência a fixar no tecido quando lavado a quente, como tal, a melhor forma de lavar manchas de sangue é com sabão e água fria.
MAUS ODORES
Uiii sabes aquela roupa que usas no ginásio, que por muito que laves, em menos de nada fica com um cheiro a suor que não apela nada ao convívio?
Embora possa parecer incrível, o congelador também elimina os maus odores. Os maus odores são causados por bactérias e o congelador mata essas bactérias, portanto, ajuda a despachar o mau cheiro.
Basta colocar as peças em sacos herméticos e guardar no congelador durante pelo menos 40 minutos. Passado esse tempo, retira do congelador e pendura-as para que o ar faça o resto do trabalho. Atenção que o objetivo deste procedimento é apenas eliminar as bactérias que promovem o cheiro como tal não dispensa a lavagem da peça.
Se ainda assim não consegues livar-te da maldita nódoa, que já não sai nem à lei da bala, podes sempre optar por prolongar a vida útil da tua peça, com uma opção sustentável. O Upcycling
Caso tenhas comprovado algum método para lidar com nódoas dificeis, ou maus odores, que queiras partilhar, deixa aqui nos comentários 😉