Foi escolhido o dia 15 de Abril para celebrar anualmente as artes no geral porque é a data de aniversário de um dos maiores génios artísticos de todos os tempos, Leonardo da Vinci.
Portanto, é justo dizer que se celebra também a sua existência e passagem pelo mundo e o tanto que nos deixou de conhecimento e inspiração.
Leonardo da Vinci nasceu a 15 de Abril de 1452 em Florença, na Itália.
Na sua vasta obra é reconhecido como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, astrónomo, arquiteto, botânico, poeta e músico.
É como pintor renascentista que se torna mais conhecido servindo em várias cortes e as suas principais obras são a Virgem dos Rochedos, A Última Ceia, O Homem de Vitrúvio e claro, a que é considerada a sua obra prima, a famosa Mona Lisa.
Um homem que dedicou a sua existência à arte de criar.
A arte dá-nos a possibilidade de expressar e representar tudo que pensamos, sentimos,vemos e imaginamos.
A arte é pessoal e subjetiva e pode ser expressada e partilhada das mais variadas formas: Arquitetura, desenho, pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema e literatura, etc.
Em cada uma destas magníficas formas de expressão do ser, existem inúmeras maneiras diferentes de o fazer e, cada indivíduo, pode encontrar a sua forma de mostrar ao mundo o seu pequeno mundo interior onde mora a sua essência.
A arte é cultura e a cultura é necessária para o desenvolvimento dos nossos sentidos e da capacidade de sentir.
É isso que a arte faz! Desafia, opina, confronta, abraça, acolhe, renega, expulsa às vezes tudo ao mesmo tempo e no fim liberta-te, aproxima-te de ti mesmo, do ser único e autêntico que és e do mundo à tua volta.
Celebra esta incrível manifestação da alma, desenha, pinta, dança, canta, costura, vai ao teatro ou ao cinema, faz algo que venha de dentro para fora e sê feliz.