Lavagem e Manutenção

Para que qualquer um dos meus produtos, tenha uma vida longa ao teu lado, confio-te a responsabilidade de cuidar deles

 

Para melhor preservar a integridade e delicadeza dos materiais, deves ter em atenção o seguinte:

  • Lavagens repetidas vão desgastando as cores – Sempre que puderes evita programas muito prolongados na máquina de lavar. Não só poupas a tua roupa como também os recursos que muitas vezes são usados sem necessidade (Água, Eletricidade, tempo, dinheiro) O planeta agradece desde já toda a atenção que lhe é dispensada.
 
  • Secar ao ar sem apanhar sol direto – A exposição solar também desgasta as cores e os tecidos.
 

Nos produtos (quando provenientes de Excedentes ou Dead Stock) em que não identifico um material especifico, como Lã, Linho ou Algodão a opção de lavagem ideal será à mão ou na máquina de lavar roupa, de preferência com água fria ou até 30ºC.

 

Se o produto tiver enchimento (bonecos, almofadas, mantas) o melhor será escolheres um programa para roupa delicada como lavagem de lãs, ou de edredons…

 

Se, independentemente do tipo de  tecido, o produto for pintado ou estampado, com as tintas à base de água que normalmente utilizo, para melhor preservação das cores, opta também por água fria ou não excedas os 30ºC.

 

No caso de Produtos 100%

 

  • Algodão – Este lava com facilidade a qualquer temperatura, no entanto, para os artigos de cor não se deve exceder os 60ºC. Pode ser limpo a seco.
 
  • Linho – Tal como o algodão, pode ser lavado a temperaturas mais altas caso não seja tingido. Há maior dificuldade na remoção de nódoas e para tal sugiro que garantes uma melhor atenção àquela sujidade em concreto, com o tratamento local da nódoa antes da lavagem. Assim, garantes maior eficácia e evitas a necessidade de uma lavagem prolongada. Pode ser limpo a seco.
 
  • – A lavagem deve ser a frio ou temperatura inferior a 40ºC. O tratamento desta fibra deve ser delicado. Não agites nem torças a peça. Na máquina de lavar roupa, normalmente existe um programa especial para lãs. Colocares a tua peça dentro de uma fronha pode ajudar a evitar a formação de borbotos durante a lavagem. Escolhe sempre que possível  um sabão ou detergente neutros. As nódoas saem bem. A limpeza a seco é uma alternativa possível e até recomendável em alguns casos.
 

Artigos que podem interessar:

Como lidar com nódoas difíceis e maus odores